Está em... Entrada

Artigos

Património

O conjunto patrimonial da Santa Casa da Misericórdia representa um capítulo importante da história artística de Vila Real, sendo fundamental para compreendermos os gostos, as tendências e também as possibilidades de concretização de quem encomendou e de quem executou todo esse património.

O percurso feito ao longo do património imóvel e móvel da Santa Casa da Misericórdia revela não só o património secular da Instituição, como também uma parte significativa da história da arquitectura e da arte em geral de Vila Real. Não é, porém, um caminho fácil de percorrer, pela escassa documentação existente e pelas frequentes transformações ao longo do tempo, que dificultam as diversas leituras temporais.

Não obstante estas dificuldades, o património da Misericórdia de Vila Real traduz o empenho e a dedicação, desde a sua fundação, de muitos vila-realenses que puseram os seus meios ao serviço da Instituição. Ao lado destas figuras, mais ou menos presentes na memória actual, encontramos muitas outras que contribuíram para a concretização de edifícios e objectos que fizeram e fazem parte do espaço e da vivência da Misericórdia. Exceptuando alguns casos, não encontrámos nomes que tenham marcado a arte do seu tempo, mas a riqueza e qualidade da arte que produziram merece ser definitivamente tirada do anonimato.

CCDRN  ON2  FEDER   CEPESE