Está em... Entrada

Artigos

Lar-Escola Florinhas da Neve

O Lar-Escola Florinhas da Neve, situado no Complexo Educativo das Florinhas da Neve com entrada pela Rua D. António Valente da Fonseca, em Vila Real, acolhe crianças do sexo feminino com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos, podendo receber, a título excepcional, crianças de outras idades, carecidas ou privadas de meio familiar adequado ao seu desenvolvimento físico e intelectual, prestando-lhes serviços de assistência pessoal e social, ao mesmo tempo que lhes proporciona os meios indispensáveis à sua própria valorização.

As crianças são acompanhadas por quatro religiosas das Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, das quais uma é responsável geral do estabelecimento,uma Directora - Técnica; uma Psicóloga; uma Professora do 1º Ciclo; uma Técnica Superior de Serviço Social, um Professor de Música, uma Professora de Ballet, uma Professora de Inglês e, para as acompanhar, permanentemente, uma Equipa Educativa composta por seis senhoras, escolhidas para esta dificil missão, uma costureira, uma operadora de lavandaria e duas cozinheiras, além do pessoal auxiliar. Sempre que se justifica, o Lar-Escola recorre à colaboração de pessoal especializado externo à Instituição.

Dentro do espírito que preside ao Lar-Escola, de colaboração activa das crianças na construção do seu próprio projecto de vida, estas têm a possibilidade de participar nas diferentes actividades desenvolvidas pela Instituição, da planificação à execução das mesmas, seleccionadas de acordo com a idade e situação psicossocial de cada jovem utente, e respeitando as opiniões, ideias e princípios de cada um.

Os focos de intervenção passam por motivar e incentivar as educandas a participarem activamente no seu próprio crescimento para que construam bases sólidas assentes em valores que lhes permitam encarar o futuro com perseverança; fomentar a autonomia e incentivar a responsabilidade; perceber as dificuldades da vida para a futura integração na sociedade (civil e laboral); e proporcionar um ambiente familiar com regras, que lhes permitam perspectivar e acreditar num futuro próspero e, fundamentalmente, diferente do anterior.

Neste sentido, ao longo do ano são organizadas as mais variadas actividades, com as quais se pretende que as crianças e jovens usufruam de um desenvolvimento integral e harmonioso, e, em que experienciem situações agradáveis que as levem às mais variadas aprendizagens, tais como, a partilha de tarefas domésticas, adaptadas à idade e desenvolvimento de cada um; promoção de hábitos de leitura, gosto pela música e televisão como um instrumento de informação aos mais variados níveis; actividades de lazer, desportivas e culturais, como a prática de exercício físico, passeios periódicos pelas zonas da cidade, piqueniques, visitas ao Lar de Idosos, convívio com os amigos, colónias de férias, aulas de dança; desenho e pintura.

As visitas, passeios, fins-de-semana e férias podem ser passados com familiares, pessoas idóneas e próximas das crianças e jovens, ou com famílias de afecto, estas, em regime de voluntariado. Qualquer destas situações é sempre avaliada previamente, e só é permitida após avaliação e autorização do Tribunal, da Segurança Social, da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e da Direcção Técnica da Instituição.

Além do Lar-Escola Florinhas da Neve, funciona ainda uma Residência de Autonomização num apartamento devidamente mobilado e equipado, destinado a acolher jovens que, com dezoito anos ou mais, se preparam para entrar na vida activa, mas que, por diversas circunstâncias, necessitam ainda de algum apoio ou acompanhamento.

CCDRN  ON2  FEDER   CEPESE