Está em... Entrada

Artigos

Estrutura orgânica

De acordo com o Compromisso da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real, são órgãos sociais da Irmandade, a Assembleia Geral, a Mesa Administrativa e o Conselho Fiscal, também chamado Definitório.

 

Assembleia Geral

 

A Assembleia Geral é constituída por todos os irmãos admitidos há pelo menos três meses, que tenham as suas quotas em dia e não se encontrem suspensos, e é dirigida pela respectiva Mesa que se compõe de um Presidente, um Vice-Presidente e um Secretário. É da sua responsabilidade, entre outras competências, definir as linhas fundamentais de actuação da Irmandade; eleger os membros da respectiva Mesa e a totalidade ou a maioria dos membros dos órgãos executivos e de fiscalização; e apreciar e votar anualmente o orçamento e o programa de acção para o exercício seguinte, bem como o relatório e contas de gerência.

Presidente: Pedro Chagas Ramos

Vice-Presidente: Joaquim do Cabo Sabino

Secretário: Eduardo Baptista da Silva

 

 

Mesa Administrativa

 

A Mesa da Irmandade é constituída por sete membros dos quais, um Provedor, um Vice-Provedor, um Secretário, um Tesoureiro e três Vogais. Compete à Mesa gerir a Instituição e representá-la, incumbindo-lhe garantir a efectivação dos direitos dos beneficiários; elaborar anualmente e submeter ao parecer do órgão de fiscalização o relatório e contas de gerência, bem como o orçamento e programa de acção para o ano seguinte; assegurar a organização e o funcionamento dos serviços; organizar o quadro do pessoal a contratar e gerir o pessoal da Irmandade; representar a Irmandade em juízo ou fora dele; e zelar pelo cumprimento da lei, do Compromisso e das deliberações dos Órgãos da Irmandade.

Provedor: Padre José Joaquim Dias Gomes

Vice-Provedor: Hélder Augusto Gonçalves de Oliveira

Secretário: Amílcar Alexandre Carneiro Pereira Marcelino

Tesoureiro: Adelino Alves Pires

1.º Vogal: Manuel Luís Pereira Oliveira Brochado

2.º Vogal: Carlos Alberto Mesquita Queirós

3.º Vogal: Maria Valentina Machado Taveira Campos

1.º Suplente: Manuel Augusto do Carmo

2.º Suplente: António José Pádua Correia de Azevedo

3.º Suplente: Jorge Armando Pinto Montenegro Machado

4.º Suplente: Carlos Eduardo Teixeira

 

Conselho Fiscal/Definitório

 

O Conselho Fiscal é composto por três membros, dos quais um Presidente, um Vice-Presidente e um Secretário-Relator. Compete-lhe vigiar pelo cumprimento da lei e do Compromisso, nomeadamente, exercer a fiscalização sobre a escrituração e documentos da Instituição, sempre que o julgue conveniente; assistir, ou fazer-se representar por um dos seus membros, às reuniões do órgão executivo, sempre que o julgue conveniente; e dar parecer sobre o relatório, contas e orçamentos e sobre todos os assuntos que o órgão executivo submeta à sua apreciação.

Presidente: Daniel Abílio Ferreira Bastos

Vice-Presidente: José Rogério Pereira Fernandes

Secretário-Relator: Alfredo José Branco Ribeiro

1.º Suplente: Aníbal César Fonseca Pinto da Mota

2.º Suplente: Óscar Monteiro Ferreira

3.º Suplente: Sílvio de Barros Pinto

CCDRN  ON2  FEDER   CEPESE